sexta-feira, agosto 20, 2004

Jorge Matiazz pretende ser candidato à presidência do S.L.Benfica

A notícia caiu que nem uma bomba no seio da comunidade desportiva portuguesa, embora a informação não seja ainda oficial. Ao que o Desordem conseguiu apurar, Matiazz tenciona meditar ao longo das próximas semanas sobre uma eventual candidatura à presidência do clube da Luz. Vai então aproveitar esse tempo para fazer um estudo sobre a estratégia a tomar e, mais importante, a elaboração dum programa coerente, capaz de honrar os associados do clube do seu coração.
Matiazz tem planeadas três semanas de férias, que serão passadas na sua terra natal, Malhada Sorda, onde, por sinal, já foi Presidente da Junta de Freguesia, cargo que exerceu com reconhecida distinção. Segundo os moradores que se prontificaram a falar do seu conterrâneo ao nosso Blog, nunca houve na Malhada Presidente tão bom, que honrasse os compromissos para com a sua gente e que desse primazia aos assuntos da aldeia em detrimento dos assuntos pessoais. O médico da pequena povoação, Dr. Cura, voluntariou-se para revelar um exemplo paradigmático da dignidade deste homem: “Olhe, não tem coisa de cinco anos, tínhamos aí grades e grades de cerveja a passar do prazo, não sabíamos o que haveríamos de fazer, eram dezenas e dezenas de contos de prejuízo e já se vê, numa aldeia como esta, esse dinheiro cria desequilíbrios na economia. Pois bem, olhe que ele, tirou férias lá em Lisboa de propósito, sentou-se ali na esquina da tasca do sê Zé e só saiu de lá quando as garrafas ficaram todas vazias. Por acaso até foi uma chatice, porque estávamos em Agosto, o distribuidor, bem se vê, estava de férias e ficamos sem cerveja durante para aí uma semana. O que nos valeu foi o vinho que o Sr. Presidente tinha na adega e que acabou por fazer as vezes das Mines. Acredite em mim, foi o que nos valeu…foi o que nos valeu.”
Situação semelhante também se passou com Adosinda, uma anciã de 90 anos que, se deus quiser, ainda vai chegar aos 100, haja para isso saúde e pão: “ Eu tinha na adega uns 100 litros de vinho, mas o vinho não era grande coisa porque as uvas de que foi feito tinham doença. O Sr. Presidente, arranjou uns subsídios, convidou uns ciclistas que vieram para aí, um deles, coitado, ainda se aleijou a jogar à bola, e beberam aquilo tudo. Eram tantos que até de Espanha vieram. Foi o que me salvou, senão ia tudo para o lixo. Aquilo foi uma ajuda de Deus, foi o que foi…”
Opinião idêntica tem também Alípio que não teve pejo em afirmar: “ Embora haja pessoas que dizem certas e determinadas coisas do Sr. Presidente, a verdade é que se ele estivesse no mundo do futebol, não havia esta vergonha. Essa é que é essa.”

Se a candidatura for mesmo para a frente, Jorge Matiazz sabe que pode contar com o apoio do povo, ajuda preciosa para a credibilidade do seu projecto. Da actual direcção do clube ainda não houve qualquer reacção, mas a notícia aqui publicada deve merecer um comentário do Presidente, Luís Filipe Vieira, talvez no final do jogo com o F.C. do Porto para a Super Taça Cândido de Oliveira.
Seja como for, as tão merecidas férias já estão agendadas e só nos resta desejar, com toda a sinceridade, que sejam as melhores possíveis.