quarta-feira, agosto 25, 2004

Euforia trama candidatura

Afinal, Jorge Matiazz, já não vai concorrer à presidência do Benfica. A desilusão é grande em todos aqueles que vislumbravam em Matiazz, o tão ansiado salvador, do desporto rei nacional.
Apesar da informação ainda não estar confirmada, presume-se que o ex-autarca sofreu duma violenta euforia, resultante do súbito crescimento dos seios. Essa mutação ocorrida no corpo de Matiazz foi, aliás, bastante evidente nos últimos dias, o que terá levado alguns amigos a manifestarem a sua inquietação. A situação agravou-se quando o ex-candidato começou a ter delírios constantes e a pensar em se candidatar à presidência do Iraque. Foi só nessa altura que os companheiros mais chegados começaram a notar que alguma coisa estava mal. Dr. Cura, como é de seu reconhecido hábito, falhou na primeira avaliação que fez do paciente, receitando-lhe apenas uma aspirina. Associou os sintomas apresentados a uma enxaqueca motivada, talvez, pelo stress da viagem entre Lisboa e Malhada Sorda.
Dentro da comunidade científica não existe qualquer registo sobre este adventício comportamento. Mesmo assim, Dr. Cura, contactou com médicos de créditos firmados da Universidade do Massachusetts, nos Estados Unidos, para que pudessem vir a Portugal investigar este caso insólito. Até agora, o que podemos informar, é que as suposições vão-se sucedendo em catadupa. Uma fonte próxima do ex-autarca referiu que, o que se pensa, é que esta doença foi desencadeada pelo vinho da D. Adosinda. Segundo a mesma fonte, o facto da uva ter doença, poderia ter precipitado este estado de Matiazz. “No entanto ele está bem, simplesmente diz coisas sem sentido.”
Contactada pelo Desordem, Adosinda diz apenas que não sabe o que se passou, que realmente as suas uvas estavam doentes, mas nunca pensou que pudessem dar um vinho contaminado. No entanto defende-se, realçando a estranheza de mais ninguém passar pelo mesmo. “E olhe que foram muitos os que dele beberam.”
Apesar da população ainda não ter esquecido os incidentes da passada segunda feira, aquando dos confrontos entre populares e o grupo de reportagem do Desordem, lá se fizeram as pazes e, aos poucos, os cidadãos da aldeia foram falando. “Isto é uma tragédia, nunca na minha vida vi nada assim.” Ou então: “Que Deus nos acuda.”

Soube o Desordem que ontem, por exemplo, Jorge Matiazz apelou para a destruição de todas as mesquitas controladas pelas milícias do líder radical xiita, Moqtada al Sadr situadas em Najaf. A avaliar pelo padrão de comportamento, parece notória a tentativa de envolvimento do ex-autarca nos assuntos que tomam conta da actualidade noticiosa nacional. Chegou mesmo a ameaçar o comentador Miguel Sousa Tavares para um duelo, em sequência das barbaridades que, semana após semana, vai debitando ao país.
A consternação é, como se imagina, evidente, e já foram muitos os que acenderam uma vela à nossa Senhora da Ajuda, na esperança que a padroeira lhe seja favorável nestes momentos difíceis. A povoação encontra-se agora em silêncio e já se pensa, em sinal de rezzpeito, adiar as comemorações da Aldeia, onde bailes e largadas de touros têm lugar anualmente. “Como é que a gente se pode divertir com o nosso presidente neste estado? Deus o abençoe.”
Os cientistas de Massachusetts deverão chegar amanhã e então, só aí, é que possivelmente se poderá fazer um diagnóstico mais claro desta calamidade.