quarta-feira, dezembro 19, 2007

Sobe, sobe Balão, sobe!

Desta vez decidi resfriar os meus ânimos no que toca a oferecer coisas à minha querida sobrinha. Facilmente me descontrolo nas secções de brinquedos das grandes superfícies, mas este Natal vou manter-me afastado da confusão e fiel ao princípio que tudo o que é demais chateia.
A dificuldade de seguir o plano, já sei, vai ser difícil. Afinal a miúda está gira e os dois anos e meio de experiência de vida trouxeram-lhe alguma credibilidade entre os adultos e até já consegue ter uma conversa com as pessoas sem pedir colo passados 10 minutos. Mas convenhamos, continua a desprezar todo e qualquer objecto, tendo inclusivamente partido metade dos brinquedos que lhe ofereceram nas cerimónias oficiais. O telefone do Ruca já foi à vida, metade das bonecas foi decapitada sumaríssimamente sem direito a julgamento e os puzzles também já perderam metade das peças.
Por isso é usual ver a minha irmã de vassoura da mão a juntar cacos de várias cores e a lamentar-se:
- Raça da miúda parte tudo.

No último ano, a Adriana, aprendeu a cantar e dançar. A voz, a bem da verdade, não é das melhores, desafina e esquece-se amiúde das letras, mas o que não tem em talento possui sem dúvida em ternura e toda a gente que a vê nestas coisas do canto desfaz-se como um torrão de açúcar no chã.
-Tão querida…

Mas apesar de despertar nos adultos um enternecimento merecido, a coisa atinge proporções desastrosas cada vez que joga o Benfica. Assim, em vez de poder assistir comodamente no sofá às arrancadas do Rodriguez, aos remates do meio campo do Di Maria ou ás sarrafadas do Bynia, tenho de gramar com o atirei ao Pão ao Gato, o Sebastião Come Tudo e os Patinhos Sabem Nadar. E, como se fosse pouco o que perco, obriga-me a cantar com ela em dueto.
Por isso, quando me vejo, quase sem querer, a imitar galinhas a dar às asas ou pinguins a baloiçar no gelo, não é raro recorrer subitamente à psicologia infantil, aproveitando as respostas pré-definidas ensinadas pelo meu cunhado:
- Adriana, quem é o melhor?
- O Benfica!
- Quem é que eu sou
- Tio Hugo
- Queres ver o Benfica? Queres ver o Benfica com o tio Hugo, Adriana?
- Não!

Mas os miúdos chateiam um bocadinho.
É de notar que o vigor físico deles arrasa facilmente com o meu e é normal que sempre que a minha sobrinha vai lá a casa, por exemplo, além de ficar com a casa toda desarrumada, o que por si só é uma chatice, tenha também de me deitar mais cedo porque fico com os músculos todos doridos devido à correria a que sou sujeito.
E se vamos ao Shopping e há lá um pai Natal, o que, infelizmente, acontece sempre, já sei que vai sair de lá com um balão. A partir daí tenho o dia estragado. Vai andar a tarde toda aos saltos atrás do balão arrastando-me constantemente com ela porque a raça da miúda é querida como o raio e leva-me sempre à certa. Mas invariavelmente, quando as pernas me começam a pesar mais do que deviam, tenho de rebentar o balão disfarçadamente. O gesto é feio, acreditem que me dói o coração só de pensar em tamanha crueldade, mas é pior se eu cair para o lado de exaustão.
Mas a miúda, que lá tem a sua esperteza para gáudio das avós e dos avos, quando o balão rebenta, em vez de chorar e ir a correr para os pais para o consolo, tira do bolso outro vazio, estendo-mo, e pede com aquela cara delambida que me leva a acreditar que, afinal, ela sempre merece mais do que aquilo que eu lhe dou:
- Mais tio, mais!

4 Comments:

Blogger . said...

Hehehe, muito engraçado.

6:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

8:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aftеr lоoking оver a numbeг of the blog artісleѕ on
your blog, I ѕеriouѕly likе your way οf blogging.
ӏ bοoκ mаrked it to my bоokmаrκ webpage list and will be cheсκіng bacκ soon.
Pleаse check οut my ωеb site too and tеll me your oρiniοn.


Also visit my web site - just click the next web site
my webpage :: V2 Cigs Reviews

1:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Howdy! Someοne in my Mуspace group ѕhаreԁ thiѕ
site with us so Ӏ came to give іt а loοk.
Ι'm definitely loving the information. I'm boοk-maгking аnd ωill be tweeting this to my followerѕ!

Οutstanding blοg and terrific dеsign.


Ηerе is my webρage: v2 cigs Reviews

2:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home