quinta-feira, setembro 16, 2004

Bruno entra na faculdade e agradece ao pai o feito

Bruno Martelo, filho do maior ciclista de todos os tempos entrou em Economia no ISCTE. Já se esperava o acontecimento, mas a precaução fez com que a família aguardasse a confirmação oficial. Os recentes acontecimentos com a colocação dos professores, fizeram com que o clã Martelo duvidasse da clareza dos resultados do Ministério da Educação e, portanto, só pôde respirar de alívio depois de ver, com os próprios olhos, o tão esperado desenlace.
Um exame imparável a matemática foi a razão do sucesso. Segundo Bruno: “Devo tudo ao meu pai, foi ele que durante oito meses abdicou do ciclismo e das medalhas para me ajudar a passar no exame. Sei que ele fez um esforço tremendo, que perdeu noites a ensinar-me a calcular as raízes cúbicas e os senos, mas hoje sinto-me muito orgulhoso dele e também, porque não dizê-lo, de mim e do meu resultado.”
Para Clara Martelo o alívio veio do bolso. Pois um possível erro nos cálculos do filho e o casal seria obrigado a desembolsar uma verdadeira fortuna para poder pagar um ensino deficiente numa qualquer universidade privada. “Seria muito difícil ele não entrar. Se ele atentasse bem às palavras e aos sábios ensinamentos do pai, não havia nada a temer. Só que já se sabe, nestas idades o pensamento vai para os males do mundo e não para os deveres.”
Com este êxito, é de prever um aumento do orçamento para despesas com o estudante. Assim, farras, álcool, mulheres e discotecas serão, em princípio, as áreas fundamentais em que vai ser necessário um maior investimento. Bruno não esconde a apreensão: “Espero que agora haja compreensão para com as minhas necessidades e que não me sejam negados princípios básicos como gasolina, roupa de marca e tecnologia.” Quanto ao estudo propriamente dito, Bruno não faz demagogia: “O meu pai e a minha mãe têm de compreender que os resultados não aparecem do céu. Um jovem tem de se entrosar na comunidade universitária feminina e isso acarreta custos. É sabido que as mulheres são os melhores alunos e que tem de ser com elas que me devo acompanhar para beneficiar da sua sabedoria. Ora já lá vai o tempo em que elas acreditavam em promessas. Agora os tempos são outros e a concorrência é grande e como se prevê, a companhia feminina provoca sempre grandes gastos.”
Andrade, contactado pelo nosso Blogue, esclareceu que “Temos de ser coerentes, e compreender que estamos em crise. Temos de lhe passar a ideia de que não podemos embarcar em pretensões irrealistas. Não podemos falar em aumentos sem haver primeiro produtividade e resultados. Isso está fora de questão.”
No entanto, já em Off, pareceu-nos claro que esta nova situação familiar vai originar uma possível aceitação do atleta à participação no programa Quinta das Celebridades. O mais do que evidente colapso da classe média portuguesa, promovido pelo actual governo, obriga o chefe da família Martelo a equacionar o seu futuro e, porventura, a colocar um ponto final na carreira de ciclista. Parece certo que a prioridade é o bem estar de Bruno.