quarta-feira, outubro 13, 2004

Estagiários distribuídos com o 24 Horas

De forma a reduzir o ócio e também com o intuito de aumenta a experiência profissional dos novos homens do Direito, o jornal 24 horas e o governo, através do Ministro da Justiça, José Pedro Aguiar-Branco, celebraram um acordo que visa a distribuição de Advogados Estagiários pela população carenciada. Agora, qualquer pessoa pode levar um advogado estagiário para casa desde que, à quinta-feira, pague mais 8,90 Euros pelo 24 horas.
Para a maioria dos Estagiários a medida vem em boa altura, fartos de serem moços de recados das grandes sociedades, estes recém-formados têm a possibilidade de aprenderem por eles próprios os labirintos da Justiça, satisfazendo ao mesmo tempo as necessidades da classe operária.
Para José Pedro Aguiar-Branco, esta é uma forma de atacar um dos problemas dos jovens Advogados. “É muito desagradável uma pessoa acabar o curso, depois de estar 5 anos a pagar propinas e ver-se, dum dia para o outro, com o canudo na mão e ter de ir, muitas vezes, para o Telemarketing.”
Pedro Santana Lopes disse mesmo que, esta medida vem na sequência do esforço feito por Celeste Cardona, visando a melhoria de todo o sistema Judicial e fazendo chegar o Direito às casas dos Cidadãos. “Esta é mais uma indicação clara que estamos preocupados com os que mais precisam. Antigamente, quem não tinha dinheiro para pagar um advogado, tinha de estar um dia inteiro na fila da Segurança Social para entregar o formulário, agora basta ir a um quiosque e receber a senha. Faz um telefonema e em menos de duas horas tem o Advogado Estagiário em casa. Já viu o jeito que isto vai dar aos portugueses. Além do mais sempre fazem companhia, principalmente aos mais idosos que, coitados, sempre viram nos tribunais uma distracção à solidão.”

Para Carlos Esteves de Desgraçado da Costa, recentemente formado na Universidade Independente, a recente medida é vista com bons olhos. “Olhe, assim sempre fazemos qualquer coisa. Ninguém quer contratar advogados da Independente, nem para Telemarketing e, portanto, sempre é uma opção ao desemprego. Como sei contar anedotas e bater palmas estou confiante em conseguir uma boa distribuição.”
Mais céptico encontra-se Afonso Herculano Pimpão Madre de Deus do Ò, saído recentemente da Universidade Católica, que não perdeu a oportunidade para se armar ao pingarelho: “Jus est ars boni et aequi. Summus jus, summa injuria. Multi sunt vocati, pauci vero electi. Dente lúpus, cornu taurus petit. Percebeu, não percebeu? Agora diga-me, como vamos conseguir falar com os plebeus? Tenho de falar com o meu paizinho para ver o que ele consegue fazer para me ajudar.”
Quem ficou deveras triste foi a D. Maria de Lurdes dos Casos Perdidos que vai sentir falta do funcionamento do Apoio Judiciário. “Olhe, aquilo era gente do melhor. Aquele jovem, de dentes para fora e de óculos, era uma simpatia. A gente ia lá, ele ajudava a fazer-nos as coisas… um doce. A rapariga também era muito simpática, boa pessoa, com muita paciência para a gente, trabalhadora e honesta. Agora o senhor de Bigode é que eu já não gostava tanto. Não tenho nada contra ele, mas uma vez apareceu-me com uns calções justos todos colados às pernas que me assustou a valer. Mas todos muito simpáticos. Aquilo são umas jóias que lá estão.”
Seja quais forem as opiniões, a partir da próxima quinta feira, juntamente com o 24 horas, poderá aprender as leis que fazem funcionar este país. A promoção será válida até meados do próximo mês de Novembro.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu não gosto de ler... quase nada. Mas isto é diferente. Muito bem caro amigo das viagens de Metro! :-)
ps: vamos na conversa da próxima vez que tu te atrases, ou eu me adiante. RM.

2:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ler todo o blog, muito bom

12:57 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home