segunda-feira, outubro 11, 2004

Selecção treinada por teleponto

É a revolução do futebol internacional. A partir de 2006, qualquer treinador de futebol credenciado pela FIFA pode treinar tantas equipas quantas as que desejar, desde que haja consentimentos por parte de clubes e selecções nacionais. Pelo menos é essa a vontade do organismo máximo do Futebol, a FIFA.
A ideia não é contudo nova. Já desde a década de 80 que se tem falado nessa possibilidade mas, a atraso tecnológico da altura, fez com que a ideia fosse deixada para trás. Duas décadas depois, eis que o conceito, abandonado pelas razões mencionadas, volta a ser falado, discutido e testado.
O grande impulsionador da ideia é José Mourinho, que assim terá a possibilidade de ter sucesso em mais do que uma equipa ao mesmo tempo. Em entrevista dada a semana passada, afirmou que não vê a hora de tudo começar. “Sabe, não há dúvida que ser campeão por uma única equipa é muito redutor para mim.”
Pinto da Costa, presidente do clube das Antas, esfrega as mãos de contente. A possibilidade da SAD portista voltar a dar lucro nos próximos 50 anos é agora uma realidade. “Contratamos logo o Mourinho e, depois, é só deixá-lo fazer o trabalho.”
Mas ainda falta discutir alguns pormenores. A eventualidade de duas equipas, treinadas pelo mesmo treinador, se defrontarem em competições europeias está a ser discutida neste momento. Este parece ser mesmo o ponto de maior contestação e que pode impedir a realização deste conceito revolucionário. Para Joseph S. Blatter, actual presidente da FIFA: “Existe interesse de todos os envolvidos em chegar a um acordo, até porque permitiria aos clubes poupar algum dinheiro com as tradicionais chicotadas psicológicas.”
Seja qual for a decisão das associações mundias, federações e clubes, a tecnologia, baseada na utilização dum teleponto que pode ser actualizado por internet em qualquer ponto do mundo foi, este fim-de-semana, pela primeira vez testada em competições oficiais.

Gilberto Madail, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, terá voluntariado a selecção nacional para ser a primeira a testar a engenhoca. O teste teve lugar no passado Sábado, onde Portugal empatou com uma das piores equipas Europeias. Apesar de Scolari ter estado sentado no banco os 90 minutos, nenhuma opção foi tomada por ele, mas antes pelo treinador que dava as indicações de Portugal via internet. As instruções, passavam no Teleponto e eram lidas em tempo real pela equipa técnica.
Apesar de haver reservas em assumir os erros, o Desordem apurou que o treinador responsável pelas indicações foi...José Peseiro.
José Peseiro, contactado pela comunicação social, não respondeu aos desejos dos jornalistas, remetendo explicações para uma conferência de imprensa que vai ter lugar amanhã.
Em todo o caso, sabemos que o teste continuaria com o Luxemburgo, onde o próprio Mourinho ia exprimentar o equipamento, mas com este desaire, é bem provável que projecto fique suspenso.