quarta-feira, dezembro 15, 2004

Acácia elevada a santa

Vem de Portugal o mais recente exemplo de amor ao próximo e de esperança na harmonia entre seres humanos.
Tudo aconteceu quando, os futuros funcionários do mítico Instituto de Apoio aos Desgraçados (IAD), sentiram a natural necessidade de preencher o tempo do lanche com a feitura de tostas mistas, inspirados, quem sabe, pela extraordinária venda da Sra. Diana Duyse a um casino da internet Golden Palace, duma tosta em que a imagem da Virgem se desvendou, imaculada, no queijo. O preço da compra ascendeu aos 28 mil dólares. Pode parecer ridículo, mas destas coisas santas não se deve duvidar. Para mais informações vá a http://goldenpalaceevents.com/charity/grilledmary01.php
Após a ideia, começou rapidamente uma colecta para a compra da tostadeira. Apesar do ímpeto inicial, que resultou na angariação de dois contos e seiscentos e mais uns trocos, rapidamente o esforço caiu em saco roto. Várias discussões sobre a marca do electrodoméstico clivaram a vontade dos funcionários e simpatizantes à causa. Aparentemente, os partidários da Moulinex, ficaram sentidos quando alguém disse que tinha uma máquina de fazer sumos da mesma marca e que se tinha estragado em dois meses. Aborrecidos com tamanha acusação, ainda para mais vindo dum elemento que defendia a compra dum aparelho Tefal, saíram do empreendimento e deixaram a vontade dum lanche saboroso órfã.
O triste fim da história não se escreveu porque Acácia recebeu a notícia do que se estava a passar e interveio duma forma que deixou todos boquiabertos. Acácia ofereceu, ela própria, a sua tostadeira à secção, de forma a que a paz e o amor reinassem entre os indivíduos litigantes. Para Tony Carreira, amigo de longa data de Acácia: “Nada me surpreende quando vem daquele ser humano excepcional e maravilhoso. Ela é assim, ajuda sempre que pode e sempre que não pode.”
A oferta foi recebida em apoteose e houve várias pessoas pertencentes ao IAD que não conseguiram disfarçar as lágrimas com a acção moralizadora, e porque não cristológica de Acácia.
Rendidos a tanta bondade, os funcionários escreveram à Santa Sé a contar todos os pormenores da dádiva. O Papa, por sua vez, respondeu com emoção dando indícios claros que, tornaria Acácia Santa o mais rapidamente possível, até porque não gostava de morrer sem ter esse prazer, mas pediu compreensão para a possível demora do processo devido ao seu complicado estado de saúde.
Confrontado com a notícia, Roberto Leal, grande amigo da futura santa fez saber: “Estou até fora de mim, vou até fazer uma canção para a ocasião.” Clemente, também ele grande amigo de Acácia, disse que estava eufórico com a possibilidade avançada pelo Desordem.
Até ao momento não foi possível contactar a visada, mas ficamos com uma foto da sua sempre importante presença na grande festa dos 5 meses do Desordem.