segunda-feira, março 28, 2005

Show me the way, take me to love

Isto dum gajo agora, sem mais nem menos, decidir fazer crítica de cinema, tem as suas vantagens. Ainda ontem, quando assistia ao filme da semana, ouvi alguns cochichos das espectadoras mais esclarecidas que comentavam algo excitadas enquanto mordiam o lábio superior: “Aquele ali não é o crítico de cinema do Desordem? Bem! É bem mais giro ao vivo do que em fotografia.”
No entanto nem tudo é um mar de rosas, sem se esperar, pode ser-se confrontado com a opinião dos leitores que decidem, num acto de rebeldia, tirar satisfações pessoalmente: “Ouve lá, ó seu idiota, então achas que aquela porcaria do “Peixe fora de água” (filme criticado na última semana) é bom? Gastei eu 20 euros naquela merda para levar a família mais a minha sogra ao cinema e sou obrigado a comer com aquilo. Fosga-se! Se não tivesse aqui tanta gente, dava-te uma bofetada valente nas trombas que para a próxima, antes de cagares postas de pescada, pensares na merda que escreves. Palhaço!!!”
Seja qual for a motivação que os leva ao cinema, a verdade é que tento ser o mais imparcial possível a fazer o alarido do que melhor se faz por aí no que concerne à 7ª arte.
Esta semana trago um dos filmes mais positivos, dançáveis e coloridos dos últimos tempos. Chama-se “A noiva indecisa”, “Bride and Prejudice” no original e é um rodopio profundo e valente na imortal história de Jane Austen “Pride and Prejudice” ou se preferirem “Orgulho e preconceito”. Para mais informações sobre o livro, perguntem à Susana Rebelo que ela explica.
O argumento, à boa maneira de Bollywood ( sim, o filme é indiano) é o mais simples possível. Uma mãe de família tenta desesperadamente arranjar noivo para as suas 4 filhas, todas elas boas como o milho. Este é realmente um aspecto muito importante do filme, porque gajas são mesmo giras. Candidatos ao desposo não faltam evidentemente, mas a mãe, ciosa do talento hormonal das filhas, tenta arranjar um bom negócio que possibilite às petizes sair da Índia para que possam, enfim, desbravar a vida com um homem rico e talentoso. Bem, quer dizer, na verdade basta ser rico, o talento é secundário. O problema parece residir na sua segunda filha, Lalita (Aishwarya Rai), que prefere as leis do amor às leis do dinheiro. Passa o filme indecisa, especialmente na sua relação de amor/ódio com um americano de nome Darcy, que além de ser giro como o catano, tem mais dinheiro que dois prémios do Euromilhões em tempo de Jackpot juntos.
A azafama desencadeada pela ideia fixa da mãe em escolher os noivos para as raparigas provoca uma sucessão de encontros e desencontros que só vão ser resolvidos no último segundo do filme. Até que isso aconteça, dança-se, canta-se, chora-se (muito pouco), ri-se e viaja-se mundo afora.
A noiva indecisa tem todos os clichés dos filmes indianos, mas são clichés saudáveis porque, ao contrário da maior parte da porcaria que vem dos Estados Unidos, não há qualquer pretensão da realizadora em fazer do seu filme algo mais do que na verdade é. Nesse sentido é um filme bastante ciente das suas potencialidades. Tenta apenas divertir e elevar a disposição do espectador. Para isso utiliza as maravilhosas coreografias que o cinema indiano é pródigo, uma paleta diversificada de cores que parece nunca mais acabar, além duma história de amor que tem tanto de ingénua como enternecedora.
Por isso, se o seu objectivo é apenas arranjar duas horas em que deixe de pensar na pérfida realidade em que a vida se tornou, e se ainda acredita no amor e naquilo que ele pode desencadear nas pessoas, tenha então juízo, deixe de lado as desastrosas comédias românticas americanas (Hitch é um bom exemplo) e divirta-se à grande e à indiana com este maravilhoso filme realizado por Gurinder Chadha e depois, se tiver alguém bonito ao seu lado, deixe-se contagiar e, por favor, dance. Celebre o amor, por amor de Deus. Certamente não se vai arrepender.
Ah é verdade, apesar de indiano, o filme é falado em inglês.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo review. Vi o filme e gostei muito! Foram os 20 euros bem gastos! :)

7:05 da tarde  
Blogger Hugo Carvalho said...

Ainda bem que gostou. Demonstra que tem bom gosto e sabe onde gastar o dinheiro.

10:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home