quarta-feira, abril 27, 2005

Boa Mesa II - Patos

Voltamos às anedotas, recurso humorístico que não aprecio particularmente mas que, quando escrito por mim, ganha um significado especial.
Recebemos, depois de termos publicado a formidável história do espargo e da lula, cartas encorajadoras para que persistamos em graçolas deste tipo. É que, além de ter aberto o apetite ás crianças, foi também tema primordial de conversa dos adultos nas mesas dos melhores restaurantes do país. Houve mesmo, imagine-se, chefes de cozinha que se sentiram obrigados a incluir no Menu a receita adiantada por nós de forma a poder corresponder ás inúmeras solicitações de clientes loucos por comilança. Esta gente gosta é de comer e mais nada.
Atendendo, pois, ao merecido sucesso do post supra-referido (desculpem, mas por motivos profissionais, não consigo passar uma hora sem escrever esta palavra, supra-referido para aqui e para ali) repetimos a dose, desta vez com patos.

Anedota:
Estão dois patos em pleno esforço a jogar Ping Pong.
Uma pata boazona, sem qualquer relevância para o desenrolar da piada, aparece e pergunta como está o resultado do jogo.
Respondem os patos ofegantes: - Estamos empatados.

Explicação:
O pato é uma ave, mas uma ave muito especial. É que além de voar gosta muito de nadar também. Por isso tem umas patas curtas com membranas. A membrana é uma pele entre os dedos que o ajuda a mover-se dentro de água e que o faz nadar muito depressa. Também é o sítio do pato onde se acumula mais sujidade.
O bico também não é igual ao das outras aves que não são aquáticas. É espalmado e comprido, dando-lhe um aspecto divertido. A maior parte dos patos gosta de viver em água doce, alimentando-se de invertebrados (insectos, minhocas e bichinhos do género) e de matéria vegetal (ervas e plantas). Sabia que apesar de todos gostarem de água, existem alguns patos que preferem alimentar-se à superfície e outros que mergulham para obter o alimento?
A fêmea tem o corpo em vários tons de castanho e o bico mais escuro. É óbvio que existem muitas outras espécies de pato. Mais claros, mais escuros, maiores e mais pequenos. Mas onde se nota mais a diferença é nos seus bicos.
Por exemplo, há um pato que tem o bico largo em forma de colher que serve para retirar os insectos da água.
O pato foi domesticado pelo Homem há muitos milhares de anos. Usam-no pelos seus ovos, pelas suas penas e plumas quentinhas, e também pela sua carne saborosa.
Infelizmente, o pato selvagem é um alvo de caça muito procurado e por isso muitas espécies estão em extinção.

Receita:
Pato com Laranja
1 pato
2 laranjas
1/2 colher de sopa de açúcar
sal, pimenta a gosto
50 ml de vinagre
50 ml de caldo de galinha
sumo de 1/2 limão
1/2 colher de sopa de fécula (se não souber o que é vá ao dicionário ver que eles lá explicam)

Retire a casca cor de laranja à laranja e depois a casca branca. Vai dar um trabalho do caraças e por isso mais vale pedir ao seu marido para o fazer.
Corte a casca de laranja em tiras e escalfe-as durante 5 minutos em água a ferver.
Passe-as por água fria. Atenção que não é um chá. Se quiser chã de laranja vá ao supermercado e compre um Lipton com infusão de laranja.
Ate o pato com um fio e leve ao forno, previamente aquecido. Mas isso bem atado, não se preocupe com a saúde da ave porque essa já deu o que tinha a dar.
Vire de vez em quando e deixe a assar por 3 quartos de hora. Atenção que é mesmo para virar, não se ponha a ver televisão feita parva.
Decorrido este tempo vire o pato com o peito para cima e deixe alourar mais meia hora. Aqui, nesta fase já pode ir ver a quinta das celebridades ou a telenovela, ou então telefone a uma amiga.
Regue-o com o molho que se formou.
Numa caçarola ferva o açúcar no vinagre até formar um caramelo clarinho. Junte-lhe então o caldo de galinha, as cascas escalfadas, os gomos da laranja e o sumo de limão.
Tempere a gosto e deixe que ferva 5 minutos.
Fume um cigarro.
Dissolva a fécula num pouco de água fria e junte-a ao molho. Deixe engrossar.
Regue o pato com o molho e rodeie-o com os gomos de laranja.
Chame o seu marido para jantar!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

lololololololololololol

4:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home