terça-feira, abril 05, 2005

Malucos somos nós

Nas pesquisas elaboradas a semana passada, dei de caras com uma realidade extraordinária e que muito me divertiu. O meu reconhecido altruísmo não permitiu que guardasse tamanho divertimento só para mim, de forma que, cá estou a partilhar saudavelmente convosco meia dúzia de evidências que certamente não se vão arrepender de conhecer.
Apresento-vos, sem mais demoras, os prémios IgNóbel. Estes galardões foram criados pelos estudantes da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em 1991 e visam premiar cientistas responsáveis por pesquisas, ditas excêntricas.
Apesar da maluqueira que, à primeira vista, este galardão possa evidenciar, o seu objectivo é bastante sério. O matemático e responsável pelo evento dos prémios IgNóbel disse ao Desordem que: “A nossa intenção é celebrar o inusitado, honrar o imaginativo e estimular o interesse pela ciência, medicina e tecnologia. Este prémio permite derrubar a ideia de que os cientistas são taciturnos e inatingíveis. Brincar com a ciência permite que o leigo se interesse pelo nosso trabalho. Seja como for, uma coisa vos posso garantir, todos os investigadores que participam neste concurso, fazem as suas pesquisas mediante as normas científicas aceites e publicam, em alguns casos, as suas conclusões nas revistas científicas mais relevantes do mundo, embora a sua investigação possa parecer absurda. Estes homens e mulheres gastam anos das suas vidas para completarem os seus estudos.”
Tivemos a oportunidade de entrevistar para este blog, a semana passada, o vencedor da 13ª edição do IgNobel, o físico inglês Robert A.J. Matthews de 37 anos, responsável por uma pesquisa sobre a Lei de Murphy. Podemos assegurar que todos os outros vencedores e vencidos deste prémio são de igual estirpe, pelo que, devem ser levados a sério.
E como a realidade vale mais do que as explicações, aqui fica uma pequena listagem de alguns vencedores.

- (Química) Jacques Benveniste pela sua descoberta que a Água é um líquido inteligente e por demonstrar que ela é capaz de se lembrar de coisas muito tempo após elas terem sido esquecidas.
- (Medicina) Alan Kligerman pelo seu trabalho pioneiro com líquidos anti-gasosos que previnem o inchaço, o desconforto e o embaraço que a flatulência possa causar ao mais sofredores.
- (Medicina) Centro de pesquisas de Shisedo no Japão pela elucidação dos compostos químicos responsáveis pelo mau odor dos pés, chegando este centro à conclusão que as pessoas que acham que têm chulé realmente o têm e as que acham que não, não o têm.
- (Química) Takeshi Mikano por ter inventado o S-Check, spray utilizado pelas esposas nas cuecas dos maridos para detectar possíveis actos adúlteros.
- (Saúde) Charlotte Bloresky por ter inventado um aparelho giratório onde uma mulher grávida se coloca de forma a poder dar à luz sem o mínimo de dor enquanto gira sobre si própria.
- (Biologia) Paul Williams Jr. pelo seu estudo sobre a excreção de Salmonela por porcos fugitivos.
- (Paz) A Pepsi das Filipina por promover um concurso para criar um milionário e depois anunciar o número do vencedor errado, incitando 800 mil agressivos participantes, muitos deles de facções partidárias opostas, a se unir, pela primeira vez na história, contra a empresa.
- (Tecnologia) Jay Shiffman inventor do Auto Vision, um sistema de projecção de imagens que torna possível conduzir um carro enquanto que, ao mesmo tempo, se assiste televisão.
- (Matemática) Robert Faid por ter calculado a probabilidade exacta do ex presidente da União Soviética, Gorbachev, ser o Anti Cristo. (1:710609175188282000)
- (Medicina) James Nolan pela sua aliviadora pesquisa de tratamento agudo do pénis preso no fecho da braguilha.
- (Medicina) Richard Gustfson pelo seu relato cientifico da falha do tratamento com electrochoque no envenenamento provocado por uma serpente Cascavel.
- (Entomologia) Robert Lopez pelas sua experiência em obter piolhos de orelhas de gatos e inseri-los nas suas próprias orelhas, para poder analisar os resultados.
- (Psicologia) Lee Kuan pelo seu estudo de 30 anos sobre o efeito de punir 3 milhões de cidadãos todas as vezes que eles cuspissem, mascassem pastilhas ou alimentassem pombos.
- (Física) Agência Meteorológica do Japão pelo seu estudo de 7 anos para descobrir se os terramotos eram mesmo causados por peixes-gato abanando as caldas.
- (Matemática) Igreja Baptista do Sul de Alabama pelo seu estudo para saber quantos cidadãos do Alabama iam para o Inferno se não se arrependessem.
- (Nutrição) John Martinez por ter inventado o mais caro café do mundo, o Luak Coffee, feito de grãos de café ingeridos e eliminados pelo luak, uma espécie de gato selvagem indonésio.
- (Medicina) Márcia Buebel pelo rivigorante estudo intitulado “Efeitos da respiração forçada através de uma narina sobre a capacidade cognitiva.”
- (Literatura) David Bush pelo profundo estudo: “Corpos estranhos no recto: Relatos de casos e análise detalhada na literatura mundial.”
- (Psicologia) Shigeru Watanable pelo seu êxito em treinar pombos para diferenciar as pinturas de Monet das de Picasso.
- (Odontologia) Robert Beaumont pelo estudo: “A preferência dos pacientes por fio dental encerado e não encerado.”
- (Biologia) Anders Barheim pelo estudo:”Efeitos da cerveja, do alho e da cebola sobre o apetite das sanguessugas.”
- (Paz) Jacques Chirac por comemorar o cinquentenário da bomba de Hiroshima com um teste nuclear no Pacífico Sul.
- (Economia) Robert Genco por ter descoberto que a falta de dinheiro aumenta a ocorrência de cáries e gengivites.
- (Biologia) T Yagyu por medir os padrões de ondas cerebrais de pessoas enquanto mascavam diferentes sabores de chicletes.
- (Medicina) Carl Charnetsky pela descoberta que ouvir música electrónica no elevador estimula a produção de emunoglobina e pode ajudar a prevenir as constipações.
- (Meteorologia) Bernard Vonnegut pelo estudo: “A depenagem das galinhas como uma medida da velocidade do vento dum tornado.”
- (Estatística) Jerald Bain pelo estudo da relação entre a altura, o comprimento do pénis e o tamanho do pé.”
- (Economia) Richard Seed pelo seu esforço pela melhoria da humanidade através da clonagem de si mesmo.
- (Medicina) Caroline Mills pelo estudo médico: “Um homem que feriu um dedo e cheirou mal por cinco anos.”
- (Literatura) Mara Sidoli pelo esclarecedor estudo: “ A flatulência como uma defesa contra o medo inexplicável.”
- (Tecnologia) John Keogh por ter conseguido patentear a roda em Janeiro de 2001.
- (Medicina) Eleanor Maguire por apresentar provas que o cérebro dos taxistas londrinos são mais desenvolvidos que os dos seus clientes.
- (Química) Yukie Hirose pela investigação sobre as razões de uma estátua de bronze, duma cidade japonesa, não atrair pombos.
- (Medicina) O efeito da música Country no suicídio.
- (Saúde pública) Jiliam Clarke e o seu estudo sobre a segurança de comer alimentos depois destes caírem ao chão.
- (Biologia) Bem Wilson por provar que os arenques comunicam entre si por peidos.
- (Paz) Daisuke Inoue por inventar o Karaokê, criando um novo método para as pessoas aprenderem a se tolerarem umas às outras.