segunda-feira, dezembro 20, 2004

Desordem nas bocas do mundo

Foi com especial estranheza que verifiquei uma extraordinária e consistente súbita nos valores de entradas neste blog. Numa primeira avaliação desses resultados, cheguei à conclusão que o efeito avassalador que a história do romance entre Vanda e Matiazz teve na opinião pública justificava os tão promissores dados. Este episódio, aliado ao facto da gala do Desordem ter ocorrido na mesma semana, deu azo a uma curiosidade mórbida de informação, que levou os internautas a consultarem massivamente esta página. Foi pois com elevada esperança que recebi algumas chamadas de patrocinadores, alguns deles internacionais, para a realização de contratos milionários, só comparados aos das melhores revistas internacionais como a Time, Newsweek ou o Figaro. Finalmente o meu talento e audácia tinham sido recompensados com a glória e o dinheiro, factores essenciais à ascensão social.
Foi pois sol de pouca dura como diz a sabedoria popular. Neste fim de semana, o correio electrónico deste espaço (hugomcarvalho@sapo.pt) foi inundado por numerosas opiniões de leitores que demonstraram todo o seu repúdio pelo blog e pela minha pessoa em particular.
Publico aqui algumas dessas missivas que chegaram e que me fizeram interrogar sobre o meu real papel neste mundo.

Caro Editor:
É com especial desconsideração que lhe escrevo para que tente bem nas suas acções e na grosseira escolha que faz nos artigos que publica. Bem sei que o Desordem tem sido até agora um espaço de referência, mas as coisas têm certos limites e, seria conveniente, o Senhor e a sua equipa terem isso presente, cada vez que escrevem as suas notícias. Como é que é possível que sejam capazes de publicar aquela fotografia no post intitulado “Imitação rende contrato milionário” de 14 de Dezembro do presente. Tenham vergonha. O que eu vejo é uma jovem desnudada de seio destapado e de microfone na mão. Aonde é que já chegamos para que não haja pudor nos actos jornalísticos? Enquanto o blog se mantiver nesse repudiável registo, não voltarei a cá por os olhos, nem que para isso tenha de estar desinformado. Bem haja!
João Gonçalves, Matosinhos

A vós:
Sei que hoje em dia, no panorama informativo nacional, é prática comum a utilização de todo o género de baixeza para se chegar às audiências necessárias capazes de render, por si só, magníficos contratos publicitários que são indispensáveis à sobrevivência de qualquer negócio. Compreendo isso e compreendo que o esforço de todos aqueles que trabalham nessa redacção tem sido até agora irrepreensível, mas o que sucedeu no passado dia 14 não tem desculpa. Não admito, enquanto leitor, que um seio seja exposto assim à laia de Janet Jackson num espaço que tanto prezo. Em última análise o Sr. Hugo Carvalho é o responsável por se vender a práticas tão vergonhosas. Qualquer dia passam a ser patrocinados pela Private ou pelo Mário Salieri. É altura de dizer basta e espero que a alta autoridade para a comunicação seja tão inflexível com vocês como com o Estado no caso Marcelo Rebelo de Sousa. O Desordem é actualmente a mancha do jornalismo português.
Tiago Marcelo, Alverca

Não sei, sinceramente, o que fazer. O meu filho, actualmente com 13 anos, quis ver, como qualquer ser mortal, as fotos e as notícias da gala do Desordem. Para isso nada melhor que uma visita ao respectivo site. O meu espanto foi muito ao ver a foto que publicaram para suportarem a cantoria que teve lugar no Parque das Nações em Lisboa. Estive até à última hora para vos fazer uma visita mas, depois do que publicaram, dou graças a Deus por não ter ido. A pouca vergonha ocupou definitivamente o povo português, e nem sequer aqueles a quem eu dava o maior dos créditos, são capazes de ignorar o contexto sexual que a sociedade vive. É uma vergonha o meu filho ter de ser confrontado com a foto duma moça com um seio a palpitar. Não é essa a educação que quero para ele e espero não ter de cancelar o serviço de Internet cá de casa. Sou mãe solteira e o que menos quero, neste momento, é ter problemas morais com o meu querido filho.
Joana Margarida, Lisboa

Fixe! Foi bué bacana a foto da mama que publikaram no dia 14. Kontinuem axim ke vão longe. Adoro-vos. Já ke escrevo, quero dar um konxelho, ke tal disponibilizarem um vídeo daquela kantora para download. Axo ke era fixe para todos.
Jinhos, fikem bem. Korn 4ever. Lisa ILoveu
Slash, Vila Real.

Nota do editor:
Uma coincidência do olho do fotógrafo de serviço fez com que uma mão se confundisse com um bonito e resplandecente seio. Ficam aqui registados os nossos pedidos de desculpa pelo acidente. Seja como for o autor da imagem já foi devidamente despedido pela prática de trocadilhos sexuais.
Como consequência desta terrível má interpretação do cérebro humano, o contrato milionário assinado entre o filho do xeque e a diva da música Elisabete ficou sem efeito.
Para o bem e para o mal, um bom Natal para todos.

click para aumentar