segunda-feira, janeiro 24, 2005

Coisa de Geeks

O Monte do Estoril abriu as portas a mais uma reconstituição histórica. Desta feita coube a vez à tão badalada guerra dos 30 anos, uma guerra que marcou uma disputa religiosa entre Luteranos e Católicos ao mesmo tempo que os grandes senhores se opunham à tentativa absolutista do Imperador. Estas disputas foram seguidas sob o olhar atento das “nações” circundantes que espreitavam uma oportunidade para meter o bedelho e tirar partido da guerra civil em que o império mergulhara. Foi uma ruptura que marcou de forma decisiva e definitiva a decadência do império e que dividiu profundamente a sociedade germânica, além de a matar de fome.
O mapa do Sacro-Império fez pois a cobiça militar dos generais que participaram nesta brincadeira de Geeks. Assim, eu fiquei com o rei protestante da Suécia Gustav II Adolf, o David, esperto, ficou com o grande e perverso Albrecht Wenzel Eusebius von Wallenstein general do imperador, Shain ficou também com um general católico, Johann Tserclaes Graf von Tilly, que derrotou as forças protestantes da Boemia, a Alexandra fez muito bem o papel do General da Cavalaria imperial Gottfried Heinrich Graf zu Pappenheim, e o Pedro restou-lhe o mercenário protestante Peter Ernst Graf zu Mansfeld.
A vitória acabou por sorrir a David que aproveitou muito bem uma divisão de terras favorável, permitindo-lhe estar em paz a maior parte do tempo, conseguindo fortalecer economicamente e militarmente as províncias sob seu domínio.
Alexandra seguiu-lhe o exemplo e no segundo ano, marcado por uma paz religiosa, fez notar a todos que tem de haver respeitinho, caso contrário as suas tropas levam tudo a eito. Que o diga Pedro que se viu arredado duma posição confortável devido à sede de sangue de Alexandra, se bem que a especialidade de Alexandra fosse mais tiro ao alvo, tal o esforço dela em acertar nas suas tropas estacionadas dentro da torre.
Eu tive mais dificuldades em me impor devido essencialmente a uma revolta levada a bom porto por aqueles desgraçados dos camponeses que não gostaram de ser explorados em demasia. Perdi um território e a partir dali foi derrota atrás de derrota, sendo que no Outono do segundo ano toda a gente se tivesse lembrado de malhar nos meus territórios, cheios de palácios e igrejas, especialmente esse desgraçado com nome de Pedro.
Shain, por seu turno, sonhava que um exército de tropas Persas irrompe-se pela Austria e desse cabo de tudo e de todos, mas tal, obviamente, não se verificou.
O Pedro, bem desinspirado, levou porrada daqui e dali e acabou por não fazer grande coisa.
A classificação ficou assim ordenada, David 51 pontos, Alexandra 42 pontos, Hugo 41 pontos, Pedro 39 e Shain um pouco menos.