sábado, fevereiro 19, 2005

Crónica do Diabo II

Voltei de mais uma série infindável de exames. Voltei com o coração nas mãos porque houve para lá muita porcaria que escrevi e que só pode ser o resultado duma mente perturbada e sem qualquer espécie de inteligência que se quis vingar do corpo que ocupa. É a consequência provável de me ter cruzado acidentalmente com o Paulo Portas num dia recente em que estive a comprar peixe para o almoço. Vou hoje ao psiquiatra ver como é que posso recuperar, se é que há cura para este infortúnio. O mesmo aconteceu com o Jerónimo de Sousa, mas este teve mais sorte, ficou apenas sem pio, o que até o favoreceu nas sondagens.
Deixo-vos a tão aguardada crónica de Paulo Rinhonha, escrita segundos depois de saber que iria ser despedido. É um documento importante porque revela a agonia que os trabalhadores sentem quando rumores de dispensa, começam a andar no ar. O nosso cronista pode sempre contar connosco para o ajudar. Tem aqui um espaço para ele e ninguém o vai despedir por isso.
Por isso, que venha de lá um sorriso para a fotografia!!

Previsões para 2005

De forma a iniciar o ano com força para enfrentar os novos desafios que o ano novo nos apresentará, pedimos a alguns colaboradores para nos dizerem quais as perspectivas que têm, tanto pessoalmente como inseridos na nossa empresa, para o ano que se iniciou. Se, ao terminar esta pequena amostra de opiniões, considerei não publicar o resultado, ontem ao fim do dia mudei de atitude ao ser informado da minha dispensa por parte da empresa. A partir da próxima semana a responsabilidade pela comunicação interna fica a cargo do Sr. Cajó. Esperemos que com essas novas funções o Sr. Cajó se esforce por escrever sem erros e sem borrar as páginas com cinza de cigarro.

“Este ano vou continuar a receber o meu e a borrifar-me para isto tudo!”
Dr. Sousa - Director Comercial

“Vou ver se consigo safar o traseiro que há pessoal a levar guia de marcha! Possivelmente vai ser ele a safar-me. Também não sou assim tão de deitar fora de frente. O meu colega de gabinete dá-se bem com a direcção. É um lambe botas é o que nos vale! “
Zezinha - Dptº Facturação

“Não sei bem, tenho tado de baixa médica e se calhar pra semana vou outra vez ao psiquiatra porque continuo cheio de stress. Ainda bem que o Sousa é um porreiro e nos leva a descomprimir ao Champanhe. Se não fosse isso não sei se aguentávamos esta falta de clientes. Os que tínhamos, tão a ir pra concorrência e não se arranjam novos. Alguém devia fazer alguma coisa acerca disso.”
Meireles - Vendedor

“O que me safa é que a minha mãe é amiga da Administradora, senão tava bem fo... arranjado!”
Cajó - Assistente Marketing

“Pá, eramos dois agora tou eu sozinho a fazer o trabalho de dois e já tou a ficar farto até aos caracóis. Ando a ver se consigo que o meu tio me meta a trabalhar na Câmara na Limpeza quem horas e benefícios ganhava o triplo do que faço aqui e não me chateava!”
Mané - Estafeta

Estamos a trabalhar bem. Temos feito cortes importantes nos custos de pessoal e embora a actividade comercial esteja uma desgraça, tamos a prever boas perspectivas para o fim do ano. Estamos a apostar na qualidade e não na quantidade. Tenho confiança na minha equipa e junto continuaremos a melhorar!”
Dra.Dina - Directora Financeira

“Isto vai de mal a pior. Mandam embora aquelas pessoas que até tinham alguma cabeça e faziam bem o trabalho e deixam os afilhados que já não faziam ponta de um corno porque têm o rabo quente. E como me parece que vou ser a próxima vou-lhe dizer algumas verdades. A directora nunca chega antes das 11, quando vem de manhã, passa o dia ao telefone com as amigas e na sala de café com os sobrinhos e o primo que cá pôs. Não sabe fazer uma soma sem máquina, quando mais uma percentagem. Andei a estudar pra ser posta na rua por uma incompetente e ser substituída pela sua família iletrada. F---!”
Dra. Anabela - Administrativa

“Cada vez mais é preciso encarar as coisas de forma optimista. Conto com o subsidio de desemprego para dar de comer aos putos. O meu homem está em casa já vai pra oito meses e não se queixa muito a não ser do copo três tar pela hora da morte!”
Dª. Lidia - Técnica de limpeza

“Pró c--- , tou nesta m--- de empresa à dois anos e mandam-me embora com dois salários? Bem os podem meter no c- não vá fazer falta pra pagar o prémio dos administradores! Faz quatro meses que não recebemos prémio de produtividade porque a coisa tá má, mas os directores levaram um bom bónus no fim do ano! Pró c---! “
Teodoro - Gestor intermédio

“Pá, a coisa tá dificil pra todos. Tamos a ver se restruturamos a casa pra ultrapassar a crise. Pra dizer a verdade temos mas é todos de contribuir pro bem da empresa. Podem contar comigo pra isso q’é pra isso q’eu cá tou. Pá, se e um gajo for bom profissional não tem nada de se preocupar. Pá, quem não engole cospe fora!”
Dr. Leandro - Director Recursos Humanos

“Vou esperar com toda a calma a carta de rescisão e depois vou prós copos!”
Serginho - Dptº Recursos Humanos

“Olhe, pra já lhe digo que já nem me preocupo com nada. É uma raiva calma, tá a ver. Isto depois de dia 20 de Fevereiro vai-se resolver. Tamos no lodo mas ainda falta destapar o ralo e então vai o país pro esgoto e nós com ele. Ainda há muito pros graúdos chuparem e quando se espera pior não há cá desilusões!”
Sr. Semedo - Porteiro


click para aumentar