terça-feira, março 08, 2005

Phooning

Passei este fim de semana a estudar essa nobre arte do phonning. Finalmente tenho razões mais do que suficientes para tirar fotografias ao lado de monumentos. Chateia-me sempre servir de modelo para as fotografias que provam, a quem quer que seja, que os donos da máquina fotográfica estiveram, realmente, em determinado sítio. Mas porque raio é que eu preciso de estar na fotografia quando o que se quer que apareça é o monumento? Apenas para provar que, efectivamente, eu lá estive e que a minha vida não é uma mentira, como aliás muita boa gente quer insinuar. Ficam, pois, desde já avisados e atendendo ao senso comum, que a foto simples não é evidência de nada. Para isso compra-se um postal.
Tinha uma namorada há uns anos que passava a vida a fotografar as coisas. Mas não era capaz de fotografar sem uma figura humana ao lado. Dizia que gostava de recordar as pessoas e os sítios por onde passou ao mesmo tempo. “Oh Hugo põe-te aí ao lado dos Jerónimos, se faz favor! Vá lá não sejas parvo! Vá lá sorri. Merda, é sempre a mesma fita.” Nunca entendi a obsessão, aliás acredito que a minha presença só servia para lhe estragar as fotos. Acabámos pouco tempo depois quando uma amiga intima dela lhe disse, depois de me ver ao lado duma anta: “Olha lá, quem é este gajo, dentolas, cabeludo, caixa de óculos, barbudo e magricela que aparece ao lado dos pedragulhos?”
A minha irmã então é inacreditável. Todas, mas mesmos todas as fotos que possui são tiradas com ela sempre, mas sempre, na mesma posição. O que muda é o cenário. Parece a cena do O fabuloso destino de Amélie em que um anão de jardim aparece em dezenas de fotografias com uma cidade atrás de si, dando a ideia de ser um anão de jardim extremamente viajado.
Mas tudo isto tudo acabou porque tive a sorte de descobrir o phooning.
O phooning é uma fotografia tirada a alguém na posição que se exemplifica na fotografia que acompanha este post. É uma prática divertida ao mesmo tempo que se pode utilizar a imaginação duma forma inesgotável. Até se pode aplicar em casamentos, tornando as sessões fotográficas uma festa.
Conto, ao longo dos próximos dias, partilhar aos poucos esta minha nova paixão convosco.