quinta-feira, agosto 26, 2004

Andrade convidado para a Quinta das Celebridades

O Desordem teve acesso a um documento interno da TVI, que dá conta do interesse da estação, na participação de António Andrade para o programa Quinta das Celebridades, a ter início em Setembro aquando da entrada em vigor da nova grelha que, de resto, será apresentada à comunicação social nas próximas semanas.
Andrade, a braços com uma lesão que o impedirá, a curto prazo, de competir ao mais alto nível, terá assim a possibilidade de rentabilizar a sua imagem. Em contacto com um funcionário da estação, que desejou manter o anonimato, não vá Manuela Moura Guedes dar-lhe uma dentada, foi-nos confirmado que os valores em causa, são os mais elevados que alguma vez foram pagos a um participante de um Reality Show. Outra coisa também não era de esperar, tendo em conta a popularidade que o ciclista tem e do valor que este perde em termos de patrocínios, caso aceite a proposta da TVI.
O ciclista ainda não se pronunciou oficialmente, mas vê com bons olhos a entrada no programa em causa. Um amigo do atleta, terá mesmo dito em surdina que, a quinta das celebridades, é um projecto onde Andrade se vai inserir facilmente, pois desde pequeno que sabe o que é o trabalho e o que é sentir calos nas mãos e nos pés.
Soubemos também, quais os contactos que José Eduardo Moniz fez para completar o leque de artistas que acompanharão Andrade nesta aventura. Até agora, nomes como Zézé Camarinha, Cinha Jardim e José Castelo Branco têm, em princípio, presença marcada no concurso. Outros candidatos, embora, até ao momento, não tenham sido confirmados, foram no entanto contactados, como o caso de Maya, Zé Maria, Cláudio Ramos ou o maior cantor de música Popular Portuguesa, logo a seguir a Toni Carreira e Emanuel, o incontornável Toy.

Em traços largos, o programa tem uma orgânica simples. Tal como Celebrity Farm, La Ferme Célébrités ou La Fattoria, conforme os países, baseia-se no programa da Fox, The Simple Life. A quinta alugada pela Endomol, em princípio a herdade da Barroca d’Alva em Alcochete, custará a módica quantia de 150 contos/dia e as celebridades irão tentar viver sem luz, água canalizada e qualquer tipo de mordomia, sendo obrigados pela produção, a criar animais como porcos, galinhas e ovelhas. Os programas mencionados tiveram a participação de estrelas decadentes, como Paris Hilton, Nicole Ritchie, a filha de Leonel Ritchie e Daniel Ducruet, o ex e, pelos vistos, futuro marido de Stefanie do Mónaco.
A versão final deste modelo engendrado pela Endemol para o nosso país, ainda continua nos segredo dos deuses, mas espera-se que obtenha junto dos espectadores, um enorme sucesso, tal como, aliás costuma acontecer com os programas da produtora, como por exemplo o tão afamado Big Brother.

Quem é Cláudia

Depois de tanto ter partilhado connosco acerca da vida das outras pessoas, que tal partilhar um pouco acerca da vida do autor deste curioso blog?…
O Hugo, é uma pessoa reservada e extremammmmmmmmeeeeeeeeeeeeeente distraída mas isso, todos nós, que o conhecemos um pouco, sabemos. Conhecemos também a sua faceta de viciado em Bollycao e em todos os brindes que estes pães recheados de um chocolate insuportável, lhe oferecem (chega a ter centenas em cima da sua secretária e como se não bastasse tenta impingi-las aos outros) …
No entanto, o que ninguém sabe é: Quem é a Cláudia???
Pois é, de algum tempo a esta parte, todos temos reparado nas insistentes chamadas telefónicas que o nosso Hugo tem recebido a perguntar pela Cláudia. Depois de tanta persistência nos ditos telefonemas decidi investigar. E descobri!!!
A Cláudia é o Hugo, ou melhor, era!!! Pois é meus caros, a verdade vai ser revelada!!!
O nosso Hugo nasceu como Cláudia, uma rapariga linda, de pele branca e cabelo ruivo, que desde cedo se destacou pela timidez, pela incapacidade de socialização com as outra raparigas e pelo facto de detestar as brincadeiras de bonecas preferindo os carrinhos e, o mais importante da sua vida, a banda desenhada.
Foi esta obsessão pela banda desenhada que levou à grande transformação da sua vida…
Passo a explicar:
Foi aos 5 anos que o nosso Hugo (que era Cláudia) descobriu a banda desenhada, em especial, a do famoso Quino o criador da personagem Mafalda. Ficou fascinado desde então por todas as personagens, particularmente pelo Felipinho. A Cláudia (Hugo), devorava e devora todos os livros desta banda desenhada e, foi após o contacto com a mesma, que se começou a queixar à sua mãe que não se sentia bem, como relatou D. Lurdes, mãe de Hugo, “ Ela dizia-me que se sentia presa e eu realmente estranhava as brincadeiras dela e o facto de nunca ter ligado a rapazes, mas não fazia ideia do que se passava…”
Hugo passou a sua adolescência em negação. Negava tudo o que era próprio de uma menina de bem e cada vez se fechava mais no seu quarto, com os seus livros da Mafalda. Foi então que aos 18 anos fugiu de casa. Cláudia, na altura, fugiu para os EUA para concretizar a sua obsessão: tornar-se numa personagem da Mafalda e, pior ainda, num homem.
Retornado a Portugal, foi difícil a aceitação por parte dos pais e amigos, mas todos se viram obrigados a conviver com o Hugo, pois gostavam muito dele…No entanto, não tem a felicidade completa pois ele queria chamar-se Felipinho e não Hugo. A sua mãe, D. Lurdes, pediu: “ Por favor, já que decidiste ser homem pelo menos deixa-nos chamar-te por Hugo” e este, acedeu ao pedido de sua mãe achando que a mesma já tinha passado por muito.
E é assim que ficamos a saber quem é a Cláudia… Mas como uma imagem vale mais que mil palavras, aqui vai:


antes


depois

Nota de Editor: Esta missiva completamente falsa, foi-nos enviada pela nossa leitora Ana Margarida. Na parte que me toca, sendo eu o principal visado, apenas tenho a dizer que lamento que haja pessoas capazes de tanta falsidade. Seja como for, a liberdade de expressão é um dever do Desordem e por isso decidi-me pela publicação deste embuste.

André opta pelo Sporting e já festeja derrotas do Benfica

O jogo que opôs o Anderlecht ao Benfica, veio confirmar aquilo que Joaquim há muito esperava, o seu filho é do Sporting e mostra desde já dotes de lagarto.
Com o descalabro da equipa portuguesa, que se humilhava sem dó nem piedade frente a milhões de espectadores que assistiam pela televisão ao encontro, André, aos poucos, demonstrava aos pais uma ligeira boa disposição que não é, de todo, normal no seu comportamento. O primeiro sintoma foi o de riso, o que nem sequer foi surpresa, visto que o pai mantêm o terrível hábito de, a todo o custo, tentar arrancar um sorriso ao bébé com as tradicionais macacadas; a saber: “Bilululu”; “Curicuriricuru”; “Quibilililibili” e por aí a diante. O que o progenitor ainda não conseguiu perceber, é que isso contribui para o terrível humor da criança, principalmente em dias em que o Benfica não joga.
Sandra Naves, é que não esconde a satisfação da boa nova: “É uma maravilha, não dá trabalho nenhum, dorme como um anjo e é capaz de estar uma semana seguida a rir sem nunca chorar. Graças a Deus que o Benfica existe.”
Agora o casal vê-se numa situação caricata, vai ter de comprar o serviço de Sport TV por causa...do Benfica. Aliás, outra exigência foi mesmo a assinatura do Jornal semanal “O Benfica”, porque, melhor que os feitos, são sempre as explicações. Segundo Joaquim Naves, André terá quase sufocado ao ouvir as declarações de Trapattoni, treinador benfiquista, após a derrota, onde, lembre-se, justifica o jogo menos feliz, pelo cansaço que a equipa acumulou ao longo dos jogos.
Seja como for, o casal Naves está eufórico, vai conseguir facilmente dormir e as horas de sono, por agora, vão ser restabelecidas. No entanto teme que uma possível derrota na Taça UEFA e Taça de Portugal ponha fim a algum do divertimento. “Repare, quanto menor for a participação da equipa, menos são os momentos de hilaridade da criança. Na verdade é a única preocupação que temos.”

Os vizinhos da família é que não se poupam a críticas. Segundo alguns deles, o petiz ri tão alto, que as gargalhadas do pai parecem brincadeira de criança. “É como comparar uma campainha de bicicleta à buzina dum camião.” Por essa razão, alguns dos moradores do prédio já equacionam a intenção de venderem os seus andares. “Das duas uma, ou nos vamos embora e recebemos uma ninharia pelo andar, ou então, esperamos que o Benfica vença para ver se ele se acalma e possamos então vender a casa a um preço mais competitivo. Agora assim, nestas circunstâncias, quem é que nos compra isto?”
O Desordem, como é lógico, não conseguiu ouvir a opinião de André, por este ainda não conseguir falar. Fica então aqui registado, o momento em que o mais novo adepto do Sporting grita o terceiro golo da equipa belga, após uma crise, em que conseguiu desarrumar a casa toda sem que os pais o conseguissem evitar.

quarta-feira, agosto 25, 2004

Euforia trama candidatura

Afinal, Jorge Matiazz, já não vai concorrer à presidência do Benfica. A desilusão é grande em todos aqueles que vislumbravam em Matiazz, o tão ansiado salvador, do desporto rei nacional.
Apesar da informação ainda não estar confirmada, presume-se que o ex-autarca sofreu duma violenta euforia, resultante do súbito crescimento dos seios. Essa mutação ocorrida no corpo de Matiazz foi, aliás, bastante evidente nos últimos dias, o que terá levado alguns amigos a manifestarem a sua inquietação. A situação agravou-se quando o ex-candidato começou a ter delírios constantes e a pensar em se candidatar à presidência do Iraque. Foi só nessa altura que os companheiros mais chegados começaram a notar que alguma coisa estava mal. Dr. Cura, como é de seu reconhecido hábito, falhou na primeira avaliação que fez do paciente, receitando-lhe apenas uma aspirina. Associou os sintomas apresentados a uma enxaqueca motivada, talvez, pelo stress da viagem entre Lisboa e Malhada Sorda.
Dentro da comunidade científica não existe qualquer registo sobre este adventício comportamento. Mesmo assim, Dr. Cura, contactou com médicos de créditos firmados da Universidade do Massachusetts, nos Estados Unidos, para que pudessem vir a Portugal investigar este caso insólito. Até agora, o que podemos informar, é que as suposições vão-se sucedendo em catadupa. Uma fonte próxima do ex-autarca referiu que, o que se pensa, é que esta doença foi desencadeada pelo vinho da D. Adosinda. Segundo a mesma fonte, o facto da uva ter doença, poderia ter precipitado este estado de Matiazz. “No entanto ele está bem, simplesmente diz coisas sem sentido.”
Contactada pelo Desordem, Adosinda diz apenas que não sabe o que se passou, que realmente as suas uvas estavam doentes, mas nunca pensou que pudessem dar um vinho contaminado. No entanto defende-se, realçando a estranheza de mais ninguém passar pelo mesmo. “E olhe que foram muitos os que dele beberam.”
Apesar da população ainda não ter esquecido os incidentes da passada segunda feira, aquando dos confrontos entre populares e o grupo de reportagem do Desordem, lá se fizeram as pazes e, aos poucos, os cidadãos da aldeia foram falando. “Isto é uma tragédia, nunca na minha vida vi nada assim.” Ou então: “Que Deus nos acuda.”

Soube o Desordem que ontem, por exemplo, Jorge Matiazz apelou para a destruição de todas as mesquitas controladas pelas milícias do líder radical xiita, Moqtada al Sadr situadas em Najaf. A avaliar pelo padrão de comportamento, parece notória a tentativa de envolvimento do ex-autarca nos assuntos que tomam conta da actualidade noticiosa nacional. Chegou mesmo a ameaçar o comentador Miguel Sousa Tavares para um duelo, em sequência das barbaridades que, semana após semana, vai debitando ao país.
A consternação é, como se imagina, evidente, e já foram muitos os que acenderam uma vela à nossa Senhora da Ajuda, na esperança que a padroeira lhe seja favorável nestes momentos difíceis. A povoação encontra-se agora em silêncio e já se pensa, em sinal de rezzpeito, adiar as comemorações da Aldeia, onde bailes e largadas de touros têm lugar anualmente. “Como é que a gente se pode divertir com o nosso presidente neste estado? Deus o abençoe.”
Os cientistas de Massachusetts deverão chegar amanhã e então, só aí, é que possivelmente se poderá fazer um diagnóstico mais claro desta calamidade.

terça-feira, agosto 24, 2004

Lesão não preocupa

A lesão contraída pelo ciclista António Andrade na prova de ciclismo de Malhada Sorda, afinal não é tão grave como à primeira vista o departamento médico dessa aldeia quis fazer crer. Dr. Cura, responsável máximo pela saúde da povoação, numa primeira análise, diagnostico-lhe uma lesão gravíssima nos gémeos e que, desse modo, teria de ficar fora das competições tanto tempo quanto o Mantorras. António Andrade temia que este fosse o ponto final da sua longa carreira, começando desde logo a estudar alguns manuais de xadrez para o que desse e viesse. A esposa, em entrevista exclusiva para a Focus, afirmou que o seu marido é um animal do desporto, e que se não fosse o ciclismo, seria outra coisa qualquer, “Parado é que ele não fica”.
A última prova de ciclismo em que participou, e onde estreou a sua nova bicicleta, desenvolvida por ele próprio, quedou-se por um retumbante fracasso. Um pontapé mal dado numa bola depois do almoço, foi o suficiente para que o maior ciclista de todos os tempos tivesse de desistir. No entanto, da parte dos seus grandes rivais, Kid Carcaça, chegou um comunicado onde se acusa António Andrade de simular a lesão para desviar a atenção da opinião pública dos mais recentes fracassos desportivos. O comunicado é bastante duro, salientando o facto do desportista não ter participado na volta à França, Volta a Portugal, Jogos Olímpicos e ter desistido da Volta à Malhada quando ocupava, imagine-se, a última posição.

Mas foi um massagista que conheceu em circunstâncias estranhas, que lhe terá valido e solucionado, com as próprias mãos, o problema dos gémeos. Uma massagem de uma hora, em local desconhecido, foi o suficiente para que Andrade tornasse a andar e a sonhar em voltar a montar a sua bicicleta. As palavras que o maior ciclista de todos os tempos disse, após a massagem foram: “São mãos de veludo. Louvadas sejam.”
O atleta neste momento encontra-se em casa, na companhia do seu filho e esposa, a recuperar da lesão. As melhoras são visíveis e poderemos vê-lo muito rapidamente numa qualquer prova de nomeada.
Sobre a recente medalha de prata, ganha por Sérgio Paulinho nos Jogos Olímpicos, teve um comentário algo crítico: “Não é mau, mas não nos podemos esquecer que a esperança era o ouro. Foi pena eu estar lesionado, porque seria natural Portugal ganhar duas de ouro, mas acho que o Paulinho me substituiu bem, embora não consiga entender porque não fez o sprint final…enfim, maçaricos.”

Menina aprende a ir à casa de banho e ensina pais a deixar as fraldas

É mais uma história fantástica a que o Desordem teve acesso, devido a uma fuga de informação de alguém grávido muito próximo do casal Raposo.
Patrícia, benjamim do casal, pela primeira vez e após algumas semanas de tentativas falhadas, conseguiu finalmente ir à casa de banho sozinha e sem ajuda dos pais. Este acontecimento já estava previsto, mas a sua concretização tinha sido dificultada porque, os pais, insistiam para que a petiz continuasse a usar fraldas. A razão é simples, tanto Catarina como Jorge ainda não as conseguiram deixar e, portanto, vêm com maus olhos a possibilidade da sua filha deixar o vício que há tantos anos os persegue. Patrícia, não se importa de ensinar aos progenitores as etapas básicas para a concretização desse sonho. Segundo ela: “Há períodos na vida em que temos de nos desamarrar do passado, o uso das fraldas é um deles. Eu consegui e vou tentar que os meus pais me sigam o exemplo. Somos uma família e a inter-ajuda é essencial para a sobrevivência desta ligação sanguínea.”
Catarina e Jorge Raposo, sensibilizados pela atitude da filha, admitiram que lhe iriam comprar uma considerável colecção de bonecas, ao mesmo tempo que equacionam a possibilidade de lhe oferecer uma terceira piscina. Patrícia, por seu lado, não parece muito disposta a baixar as suas exigências: “O facto de sermos uma família não quer dizer que me disponibilize de graça, é importante que eles, enquanto meus pais, saibam o verdadeiro valor do dinheiro.”
Ao que parece, as aulas irão começar para a semana. O primeiro passo será a redecoração da casa de banho. A criança julga que cores mais calmas e claras possam favorecer a progressão na aprendizagem.

O Desordem falou com o Dr. Francesco Rossi, do Hospital Pediátrico de Roma, que nos elucidou sobre este estranho caso. Diz o Pediatra: “Não é tão raro como parece. Muitos adultos não conseguiram deixar as fraldas na sua idade de criança. As razões ainda não foram apuradas, embora haja alguns estudos, mas infelizmente apresentam-se inconclusivos. Seja como for, a cura para este síndrome, reside na ajuda que estes adultos possam vir a ter dos filhos.”
Outro caso, mais mediatico, abriu os olhos da comunidade médica para este estranho comportamento na década de quarenta. O ex político e líder independentista indiano, Mahatma Gandhi, sofria do mesmo problema. Certamente está na memória de cada um, a forma como se apresentou no Palácio de Saint James, onde se negociava a independência da Índia com dirigentes Ingleses.
Vamos pois ficar à espera que tudo corra pelo melhor e que o casal Raposo consiga ultrapassar esta fase difícil da sua vida.

segunda-feira, agosto 23, 2004

Luís Filipe Vieira reage à candidatura de Jorge Matiazz

Após a derrota do Benfica face ao F.C. Porto para a Taça Cândido de Oliveira, na sexta-feira passada, Luís Filipe Vieira reagiu à notícia avançada pelo Desordem, que dava quase como certa a candidatura de Jorge Matiazz para a direcção do clube da Luz. Foi um homem visivelmente abatido que falou com o nosso repórter e não escondeu a mágoa da primeira derrota da época para um jogo oficial com a equipa nortenha. “Fomos a melhor equipa em campo e isso foi a única coisa positiva deste jogo. Hã!” Sobre Jorge Matiazz foi bastante duro: “Olhe, é graças a este tipo de atitudes de algumas pessoas, que infelizmente não percebem nada de futebol, que desestabilizam o grupo de trabalho, Hã! Os jogadores e a equipa técnica, apesar da experiência que têm, e do ambiente de pressão que vivem constantemente, não conseguem facilmente manter-se alheios a este tipo de coisas, Hã!” Luís Filipe Vieira minimiza as palavras do ex-político nortenho e diz apenas que são pessoas que querem ganhar fama à custa do Benfica. “Esse Senhor, depois de se afastar da Presidência de Malhada Sorda, nunca mais descansou. O que ele quer é recuperar o cargo à custa do Benfica, Hã! Pois ele que tente, porque o Benfica não se deixa abater por coisas insignificantes, Hã!” E mais não disse.

Por outro lado, em Malhada Sorda, vivem-se horas de euforia com a chegada do menino-prodígio à região. Segundo o Dr. Cura: “Olhe eu nem acredito nisto. Estou tão feliz que nem consigo exteriorizar o que sinto.” Amigos e familiares vão-se esforçar por proporcionar um ambiente calmo e relaxado para que Jorge Matiazz consigo em três semanas por de pé as infra-estruturas monetárias e humanas que lhe permitam vir a ser eleito. A tarefa não é fácil. Sabe-se que, e apesar do prestígio do homem forte de Malhada Sorda, são muito poucos os empresários capazes de investir neste projecto. No entanto espera-se que, durante os próximos dias, as coisas se alterem significativamente, até porque muitos emigrantes regressam e talvez essa situação abra algumas possibilidades.
A população, contudo, já fez saber a sua opinião em relação às frases críticas de Luís Filipe Vieira. “Ele fala muito mas faz pouco. Ontem (sexta-feira) foi mais um exemplo paradigmático do carácter desse senhor, perdemos mais uma vez com os nossos rivais e em vez de assumir a culpa da derrota, descartou-se e acusou o nosso Matiazz do que aconteceu dentro do campo. Devia era ter vergonha.”
O Desordem foi impedido de falar com o ex-autarca por um grupo de populares que ameaçou a integridade física do repórter do Blog, quando este se tornou mais insistente para a necessidade de falar com o possível candidato à direcção do Benfica. “Ponha-se a andar seu filho da mãe!”
A direcção do Blog lamenta o sucedido e acima de tudo condena profundamente os actos que aconteceram na aldeia de Malhada Sorda. No entanto, entende que tem a obrigação de dar aos seus leitores, todas as notícias que considera relevantes e pertinentes, usando para isso a imparcialidade e a integridade de que se orgulha. È portanto um acto bárbaro aquele que a equipa de reportagem viveu e, nesse sentido, vai tomar as medidas que achar convenientes para punir judicialmente os visados.

sexta-feira, agosto 20, 2004

Espirros silenciosos de Mila causam apetite sexual em pombos

A descoberta desta estranha relação até podia passar despercebida, não fosse a atenção do Sr. Vitorino Marques, responsável pela lavagem dos vidros do prédio onde Mila reside, na zona de Oeiras.
Segundo o próprio: “ Eu achava estranho tanto pombo no telhado do prédio, mas nunca associei aos espirros silenciosos. Já se sabe que a cidade de Lisboa está cheia destes bichos e que não se consegue fazer nada para os eliminar.” Vitorino Marques aponta mesmo, ao longo da entrevista, o dedo aos responsáveis: “ Eu não tenho medo nenhum em afirmar que o problema reside no facto das pessoas acharem piada em dar milho a estes ratos dos ares. Ora, os bichos são como os humanos, com uma boa alimentação são mais resistentes às pragas e vivem muito mais tempo. Com esse tempo a mais, e atendendo a que não têm nada para fazer, passam o dia a procriar e depois já se vê, é porcaria por todo o lado.”
O Sr. Vitorino sente-se mesmo revoltado com toda esta situação: “ Ora se já assim, é o que é, imagine agora o Sr. quando ouvem os espirros da Sra. D. Mila.” Acrescentando: “Ela é uma boa pessoa, felizmente não tenho razão de queixa, mas tem de começar a controlar as constipações, evitar ares condicionados e deixar de andar descalça, porque eu já disse, aquele prédio não limpo eu mais.” E no mesmo tom continuou: “Repare o Sr... demoro em média, cerca de quatro horas a lavar as janelas dum edifício normal de quatro andares, e naquele passo um dia, quando não é mais. Já viu o dinheiro que perco?”
Esta descoberta aconteceu num dia em que Mila se encontrava em casa constipada e que, curiosamente, coincidiu com o dia de limpeza do edifício. O Sr. Vitorino Marques, achou estranho os pombos estarem todos a procriar, ao mesmo tempo, no parapeito da janela dos Belo. Começou então a somar um mais um e logo percebeu o que se passava.
Uma moradora do mesmo prédio, que lá reside há pelo menos 30 anos, afirmou para o nosso blogue, que os inquilinos tiveram mesmo de instalar redes na chaminé para evitar que os excrementos das aves caíssem nas cozinhas.
Este estranho fenómeno já tinha sido visível também na zona onde Mila exerce a sua actividade profissional, mas sem nunca alguém ter feito tão bizarra associação.
Contactada pelo Desordem, a visada não se adiantou em pormenores. Antecipou apenas que marcou uma consulta com o maior especialista em columbofilia do país, Sr. José Torres, e só depois tomará as devidas previdências.

Jorge Matiazz pretende ser candidato à presidência do S.L.Benfica

A notícia caiu que nem uma bomba no seio da comunidade desportiva portuguesa, embora a informação não seja ainda oficial. Ao que o Desordem conseguiu apurar, Matiazz tenciona meditar ao longo das próximas semanas sobre uma eventual candidatura à presidência do clube da Luz. Vai então aproveitar esse tempo para fazer um estudo sobre a estratégia a tomar e, mais importante, a elaboração dum programa coerente, capaz de honrar os associados do clube do seu coração.
Matiazz tem planeadas três semanas de férias, que serão passadas na sua terra natal, Malhada Sorda, onde, por sinal, já foi Presidente da Junta de Freguesia, cargo que exerceu com reconhecida distinção. Segundo os moradores que se prontificaram a falar do seu conterrâneo ao nosso Blog, nunca houve na Malhada Presidente tão bom, que honrasse os compromissos para com a sua gente e que desse primazia aos assuntos da aldeia em detrimento dos assuntos pessoais. O médico da pequena povoação, Dr. Cura, voluntariou-se para revelar um exemplo paradigmático da dignidade deste homem: “Olhe, não tem coisa de cinco anos, tínhamos aí grades e grades de cerveja a passar do prazo, não sabíamos o que haveríamos de fazer, eram dezenas e dezenas de contos de prejuízo e já se vê, numa aldeia como esta, esse dinheiro cria desequilíbrios na economia. Pois bem, olhe que ele, tirou férias lá em Lisboa de propósito, sentou-se ali na esquina da tasca do sê Zé e só saiu de lá quando as garrafas ficaram todas vazias. Por acaso até foi uma chatice, porque estávamos em Agosto, o distribuidor, bem se vê, estava de férias e ficamos sem cerveja durante para aí uma semana. O que nos valeu foi o vinho que o Sr. Presidente tinha na adega e que acabou por fazer as vezes das Mines. Acredite em mim, foi o que nos valeu…foi o que nos valeu.”
Situação semelhante também se passou com Adosinda, uma anciã de 90 anos que, se deus quiser, ainda vai chegar aos 100, haja para isso saúde e pão: “ Eu tinha na adega uns 100 litros de vinho, mas o vinho não era grande coisa porque as uvas de que foi feito tinham doença. O Sr. Presidente, arranjou uns subsídios, convidou uns ciclistas que vieram para aí, um deles, coitado, ainda se aleijou a jogar à bola, e beberam aquilo tudo. Eram tantos que até de Espanha vieram. Foi o que me salvou, senão ia tudo para o lixo. Aquilo foi uma ajuda de Deus, foi o que foi…”
Opinião idêntica tem também Alípio que não teve pejo em afirmar: “ Embora haja pessoas que dizem certas e determinadas coisas do Sr. Presidente, a verdade é que se ele estivesse no mundo do futebol, não havia esta vergonha. Essa é que é essa.”

Se a candidatura for mesmo para a frente, Jorge Matiazz sabe que pode contar com o apoio do povo, ajuda preciosa para a credibilidade do seu projecto. Da actual direcção do clube ainda não houve qualquer reacção, mas a notícia aqui publicada deve merecer um comentário do Presidente, Luís Filipe Vieira, talvez no final do jogo com o F.C. do Porto para a Super Taça Cândido de Oliveira.
Seja como for, as tão merecidas férias já estão agendadas e só nos resta desejar, com toda a sinceridade, que sejam as melhores possíveis.



quinta-feira, agosto 19, 2004

Eu não quero ir à máquina zero

Muitos já repararam no extraordinário novo visual do Exmo. Sr. Jorge Raposo. É caso para nos interrogarmos: Qual a razão desta súbita mudança?
Oficialmente, diz-se, e confiando na sabedoria popular, que o cabelo, quando rapado cresce mais depressa. A verdade no entanto é bem diferente. Os dermatologistas do Hospital de Vancover no Canadá, avisam que, quem sofre de problemas de cabelo, usa o famoso Kaminomoto, experiência que, aliás, já teve a atenção especial de J. Raposo, mas que não manifestou qualquer efeito benéfico devido à má utilização do produto. A única coisa que realmente teve melhoras foi a caspa, que desapareceu quase totalmente.

A história da verdadeira razão deste corte radical conta-se muito rapidamente.
Desde pequeno, e isso confidenciou-me alguém grávido muito próximo do casal Raposo, que Jorge tinha o sonho de ser o maior jogador de futebol de todos os tempos. Mas infelizmente para o seu sonho, casou relativamente cedo e a sua esposa, Catarina Raposo, não o deixou continuar a pisar os campos relvados. Raposo foi assim obrigado a optar entre ela e a bola. Como romântico que é, preferiu o prazer da companhia da então noiva, às apalpadelas e cuspidelas dos companheiros de equipa.
O que terá levado Catarina a colocar ponto final na promissora carreira do marido, foi a ordinária romaria de raparigas em tenra idade, que envergavam em todos os treinos, t-shirts com a figura do marido, em pose olímpica, a rematar o esférico.
Assim, depois do nascimento da filha, que aliás o Desordem tenciona apresentar nos próximos dias, Raposo voltou a sonhar em ser o campeão dos campeões. Uma vez que as aptidões já não são as mesmas (a idade e a comidinha à Cataró mataram-lhe a elegância juvenil), Raposo teve a brilhante ideia de imitar o corte de cabelo dos seus ídolos, na esperança que um dia alguém o confunda com um craque e lhe peça um autografo ou mesmo dois.
Até agora, ainda não teve o êxito que esperava, e a única coisa que lhe pediram para assinar, foi o talão do cartão de crédito que tem de usar cada vez que leva a esposa a passear.

quarta-feira, agosto 18, 2004

O ciclista mais famoso do mundo

Já muitos se terão interrogado sobre a verdadeira razão da tão falada ausência de António Andrade na tão prestigiada Volta à França em Bicicleta. Este súbito afastamento levou a grandes especulações, até porque, e segundo os mais afamados analistas desportivos, António Andrade era apontado como um dos favoritos à vitória final e à consequente quebra da hegemonia do Norte Americano Lance Amstrong na tão aclamada prova francesa.

A proximidade entre as Voltas Francesa e Portuguesa levou a pensar que Andrade poderia ter preterido a subida dos Pirineus pela Serra da Estrela, ainda para mais depois do convite a Elsa Raposo para ser Relações Públicas da Prova Portuguesa, o que levou a especulações várias sobre um possível envolvimento entre os dois. Elsa Raposo no seu jeito cândido e apaixonado esclareceu que "não havia nenhuma razão para as notícias que vieram a público" acrescentando em seguida, "somos amigos, conhecemo-nos bem, mas nunca tivemos um envolvimento amoroso, apesar de me sentir honrada com a situação". Contudo, uma fonte próxima do ciclista confidenciou que, efectivamente, houve um caso escaldante entre a actual relações públicas da
Volta a Portugal e o campeão, mas que tivera tudo sido um "engenhoso ardil dessa senhora para que Andrade participasse na prova".

Polémicas á parte, o ciclista que foi distinguido este mês pela Revista Ana mais Atrevida, como o Homem mais Sexy da Península Ibérica, permanece, até ao momento, em paradeiro incerto.

Uma notícia vinda a público pelo insuspeito "Le Equipe", dá indicações importantes para a quebra deste mistério. Ao que parece, um conceituado fabricante de bicicletas, contratou o campeão português para desenvolver uma bicicleta que pudesse satisfazer todos os ciclistas que, estrada fora, correm contra o tempo e deixam as esposas em casa. Segundo o mesmo artigo,as palavras do presidente dessa conceituada marca de bicicletas, quando interrogado sobre toda esta situação foram: "Andrade era a única pessoa capaz de fazer esse desenvolvimento, não tanto pelas suas qualidades técnicas, mas mais pela sua longa experiência de vida". Adiantando em seguida "estamos muito contentes com os desenvolvimentos que fizemos até agora e pelos testes que efectuamos. Confirmou-se um aumento da competitividade dos ciclistas que experimentaram até agora a nova bicicleta".

Especula-se que a grande estreia da nova bicicleta terá lugar na prova de Malhada Sorda, agendada para este fim de semana e que será montada pelo seu criador, o grande António Andrade. Este murmúrio fez com que as inscrições para a competição aumentassem desprositadamente. O organizador da Prova, SrJorge Matiazzz, prontificou-se a informar que "a aldeia tem estrutura para albergar todos os possíveis inscritos, sendo o único problema a necessidade de fabricar mais chouriços para o pequeno almoço do dia da prova". Já em jeito de campanha acrescentou que "desde que fui presidente da junta, a aldeia de Malhada Sorda assistiu a um desenvolvimento incomparável na sua longa história, e esta prova de ciclismo é o expoente máximo disso mesmo".

Pela Internet já circula a primeira fotografia da nova bicicleta, a qual se junta. O preço ainda não foi disponibilizado, mas sabe-se que pode ser encomendada depois da competição de Malhada Sorda, estando disponível em várias cores e tamanhos.

terça-feira, agosto 17, 2004

Apresentação

Também eu, homem de pequenos ou nenhuns feitos, fui atraído por esta nova onda de ser um “Bloguista”.
Na verdade, a tarefa de ter um Blog não me vai custar absolutamente nada, porque não estou a ver ninguém interessado naquilo que tenho para dizer, a não ser, claro, a minha namorada, mas, se bem a conheço, não deve perder muito tempo com isto.
Como apresentação, apenas gostava de esclarecer que, apesar de fazer o possível para publicitar condignamente o Blogue, ninguém é bem vindo. Para ser sincero gostava que, se alguém por invariável azar cá vier ter, por favor, desapareça o mais depressa possível.